sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os Melhores Cabeleireiros da Historia

Um guia dos mais famosos hairstylists.




A transformação de cabeleireiros em celebridades é um fenômeno antigo. Profissionais hábeis já se destacavam e escreviam seus nomes na história da beleza desde o século 17. Mas quem seriam os que conquistaram o maior destaque até os dias de hoje?



A resposta está em uma pesquisa do escritor Christopher Ross, publicada na revista Details. Ross informa que, quando a sociedade começou a prestar atenção aos cabelos femininos, os olhares também se voltaram aos hairstylists, e a maioria era do sexo masculino. Alguns atingiram uma fama superior a de suas clientes, incluindo princesas, super modelos e primeiras-damas. Acompanhe o primeiro de uma série de três artigos que revelam os grandes nomes desta profissão.



Champagne

O primeiro cabeleireiro registrado na história é o polonês Champagne, do Século XVII. Sua cliente mais famosa era a princesa Marie de Gonzague, esposa do rei Wladyslaw IV Vasa da Polônia. Era conhecido seu temperamento artístico. A aristocracia polonesa disputava sua atenção com presentes.


Legros de Rumigny

Legros era o cabeleireiro oficial da corte francesa no século XVIII. Sua cliente mais famosa era a Madame de Pompadour. Ele escreveu um livro onde desenhou 38 estilos de cabelo, considerado leitura obrigatória pela alta sociedade francesa, e abriu uma escola de cabeleireiros.


Léonard

Este hairstylist fez sucesso no final do Século XVIII. Tinha como clientes Maria Antonieta, Duquesa de Luynes e Madame de Matignon. Era conhecido pelos penteados altos (dizem que alguns chegavam a ultrapassar um metro), e pela imitação de objetos nos cabelos, como serpentes, um nascer do sol e uma árvore de oliveira.

Marcel Grateau

Entre as clientes de Marcel estavam a Princesa de Sagan, a Condessa de Castellane e Jane Hading. Aproveitando a moda francesa do século XIX, o hairstylist inventou um método prático de deixar os cabelos ondulados. A técnica o tornou tão disputado que as clientes competiam para obter um horário.



Antoine (Antek Cierplikowski)

Nos anos 1920 Antoine atendia pessoas como Coco Chanel, Lady Elsie Mendl e Josephine Baker. Este polonês é o criador do famoso corte que é a marca registrada de Chanel, o Bob Cut, inspirado em Joana D’Arc, que imortalizou a atriz Louise Brooks, uma das inspirações para as tendências Divas de Guerra MIX-USE.



Apresentamos mais cinco hairstylists que gravaram seus nomes na história da profissão dos anos 30 aos 60. Prepare-se para uma viagem no tempo entre os profissionais que brilharam (e fizeram brilhar) estrelas e celebridades conhecidas mundialmente.

Sydney Guilaroff

Nos anos 30 e 40, Sydney era o homem que fazia os cabelos de divas como Greta Garbo, Grace Kelly e Joan Crawford. Era o hairstylist oficial dos Estúdios MGM e se tornou o primeiro cabeleireiro a ter seu nome nos créditos de um filme. fez o cabelo de Grace Kelly no dia de seu casamento com o Príncipe de Mônaco. O cabelo de Judy Garlant em “O Mágico de Oz” é de sua criação. Recebeu a última ligação de Marylin Monroe, inspiração para o look Sexy Monroe da Coleção Divas de Guerra MIX-USE, na noite de sua morte




Alexandre de Paris

Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn, inspiração para o look Lux Hepburn da Coleção Divas de Guerra MIX-USE. Suas clientes entre os anos 1940 e 1960 são a apresentação do seu estilo. Jean Cocteau o descrevia como “a esfinge dos cabeleireiros”. Além de estrelas, atendia também as famílias da realeza européia. Trabalhou para estilistas como Yves Saint Laurent e Karl Lagerfield.



Raymond Bessone

Entre os anos 1950 e 1960 ele abriu um salão nobre em Londres, cercado de espelhos e com fontes de champanhe. Atendia com um falso sotaque francês, e acredita-se que tenha inventado o penteado no estilo bufante. Foi o primeiro cabeleireiro a ter seu nome nos créditos em programas de TV. Sua cliente mais famosa era Diana Dors.




Kenneth Battelle

Com clientes como Brooke Astor, Katharine Graham e Diana Vreeland, Kenneth ficou famoso nos anos 60 por aplicar o estilo bufante ao cabelo de Jaqueline Kennedy, usado na cerimônia de posse presidencial de John Kennedy. Ele continua trabalhando no mercado fashion.



Vidal Sassoon

Nome obrigatório nesta lista. Mia Farrow, Nancy Kwan e Mary Quant estão entre as clientes que passaram pelas mãos de Sasson. Sua grande fama começou nos anos 60, quando revolucionou o estilo dos cabelos femininos criando cortes curtos, naturalmente elegantes e geométricos.


Um “quem-é-quem” dos anos 70 aos 2000.

Gene Shacove

Lucille Ball, Kim Novak e Marlene Dietrich, inspiração para o look Up Dietrich da coleção Divas de Guerra MIX-USE, são seus cartões de visita. Sua vida inspirou o protagonista do provocante filme Shampoo. Foi o criador de um estilo suave, despenteado, que traduzia o recém iniciado período de liberação sexual nos Estados Unidos nos anos 70.


Christiaan Houtenbos

O holandês canalizou o espírito da Factory de Andy Warhol, trazendo um pouco do estilo punk aos seus cortes nos anos 70. A invenção do Undercut é creditada a ele. Provocador, dizem que, irritado com um produtor de moda, cortou um pedaço dos seus cabelos quando este estava distraído.



John Sahag

Teve entre suas clientes Debra Messing e Demi Moore, fazendo sucesso nos anos 90. Muitos se referem a ele como uma “estrela do rock” na área do coiffure. Dizia que seu método peculiar de corte, trabalhar nos cabelos secos, lhe permitia maior controle criativo.


Chris McMillan

Também dos anos 90, Chris teve Michelle Williams, Marisa Tomei e Jennifer Aniston entre as celebridades que passaram por sua cadeira. É o criador de um dos cabelos mais pedidos nos salões, o da personagem Rachel, interpretada por Jennifer Aniston em Friends. Dizem que a inspiração para este corte veio de Julie Christie no filme Shampoo. É também responsável pelo corte usado por Michele Willians no Oscar 2011, aumentado a popularidade do Pixie Cut.



Oribe

Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Jennifer Lopez e Naomi Campbell. Precisa mais? Oribe era conhecido como o Maestro dos Cabelos Longos, mas as drogas e o movimento grunge o derrotaram. Tentou retornar nos anos 2000, mas acabou atendendo apenas estrelas obscuras de Hollywood.



Com certeza muitos nomes ficaram de fora, mais como lembrar de todos, no Brasil há uma gama enorme de nomes que poderiam estampar este post, os brasileiros tbm fazem muito sucesso por saber explorar toda sua criatividade, alem da beleza de nossas mulheres que são inconfundiveis, a mistura das raças, tantos desafios que nos inspiram sempre a criar e inovar sempre.


QUE DEUS NUNCA NOS DEIXE FALTAR INSPIRAÇÃO.

2 comentários:

  1. queria saber como é esse penteado estilo bufalo mndar foto obrigado adorei essa materia sobre cabeleiriro bs

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria sobre os primórdios ícones da beleza! Uma volta ao passado é essencial para construirmos um futuro sólido!

    ResponderExcluir